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Conheça 8 alimentos para você consumir antes ou depois de malhar:

Segundo a nutricionista Ana Maria Gonçalves, coordenadora do curso de gastronomia do IBMR, uma alimentação bem programada e equilibrada em nutrientes é mais do que necessária para obter um melhor desempenho nos treinos.

 

Antes de malhar, o ideal é consumir alimentos que forneçam energia e sejam ricos em carboidratos complexos, como cereal integral, biscoito integral ou barra de cereal.

Depois da malhação, a sugestão é que as refeições contenham proteína animal: carne sem gordura, atum, filet de frango sem pele, rosbife, carpaccio de filé, peito de peru ou presunto sem capa.

 

Veja nas imagens 8 alimentos que devem ser consumidos antes ou depois da malhação

Ovo: A ingestão de ovos pode ser feita em diversas formas, como mexidos, cozidos, ponche, em omeletes. Segundo Ana Maria, os ovos possuem, por exemplo, a albumina, presente na clara, que é um aminoácido importante para formação e desenvolvimento muscular

Peixe Fresco de água salgada: é uma excelente fonte de iodo e contem quatro vezes mais concentração de cálcio do que as carnes comuns.

Banana: possui 20% de carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio.É uma ótima opção para um lanche rápido, pois é rica em energia, embora não seja muito calórica. Uma boa dica é mistura-la com cereal tipo aveia, granola, linhaça ou chia.

Leite e derivados: possuem cálcio, proteínas de alta qualidade e vitaminas A e D, além de fósforo. O ideal é o consumo de duas a três porções diárias nos intervalos das refeições.

Cereais (aveia/ arroz integral/ farinhas integrais): este grupo faz parte dos carboidratos com baixo índice glicêmico. Eles demoram mais para que sejam transformados em glicose no sangue e evitam o acúmulo de gordura.

Azeite de Oliva: é um poderoso antioxidante, além de ser rico em gorduras monoinsaturadas. O ideal é que ele seja utilizado sobre o pão ou torradas e para temperos e saladas.

Frutas oleaginosas (Amêndoas/ castanhas/nozes/avelãs): essas frutas possuem 16% de carboidratos, 20 de proteínas, e 60% de lipídeos de difícil digestão. De acordo com Ana Maria, esse grupo possui grande concentração de calorias, mas que raramente se acumulam como gordura localizada, desde que você consuma uma palma de mão em forma de concha por dia.

Batata Doce: é uma hortaliça do grupo C, ela possui 20 de glicídios e é rica e, fibras. A liberação de energia no sangue é mais lenta do que outros tipos de batata e, por isso, é tão usada no meio esportivo, além de ser rica em vitamina A

Fonte: BrasilPost – Texto adaptado pela BioBox – O Plano de Medicamentos



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